Conheça o Artesanato de

PERNAMBUCO



Conheça o Artesanato de

PERNAMBUCO


Artesanato de Pernambuco

A riqueza cultural pernambucana está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas. O artesanato, assim como as artes cênicas, a dança, a música e a literatura, representa a relação do Homem com sua história e tradição. Através das mãos dos nossos artesãos, simples matérias primas e grandes ideias se transformam em verdadeiras obras de arte, registrando o modo de ser e viver do nosso povo. Com criatividade de sobra e uma grande diversidade de referências, a produção artesanal de Pernambuco se revela através das mais variadas expressões. Seja no barro, na madeira, nas fibras e palhas ou no couro, o fazer artesanal é um dos grandes patrimônios do povo pernambucano.

Além de forte característica cultural e grande ligação com setor turístico, o artesanato se tornou, ao longo dos anos, um importante segmento da atividade econômica do Estado. Com a preocupação de transformar a arte em fonte de renda para os artesãos, o Governo do Estado de Pernambuco investe em ações de comercialização do artesanato, através do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape). Atrelado ao PAPE está o Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB-PE).

Pape

Criado em março de 2008 pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), o Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor artesanal do Estado e valorizar o artesão pernambucano através de ações e políticas públicas, fortalecendo a Cadeia Produtiva do artesanato local. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Pape estão a coordenação da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), os dois Centros de Artesanato de Pernambuco (Recife e Bezerros) e a Unidade Móvel do Artesanato. Além disso, o Programa também apoia a participação de artesãos em feiras de artesanato locais, nacionais e internacionais.

Fenearte

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte tem, a cada ano, conquistado ainda mais o coração dos pernambucanos e turistas com tamanha diversidade artesanal. Em sua última edição, a Feira contou com um público de mais de 300 mil visitantes durante os 11 dias de evento. Além disso, a Fenearte injetou na economia do Estado mais de R$ 43 milhões.


Notícias Relacionadas:

16
Dez

Centro de Artesanato abre inscrições para credenciamento dos guias de turismo

Interessados em levar grupos de turistas ao local devem fazer a inscrição a partir do dia 19 aqui neste Portal
Leia mais

17
Jan

Confira a lista definitiva dos aprovados para comercialização da Unidade Móvel

A oportunidade é voltada para os eventos realizados na Praça do Derby, conforme consta no Edital de Chamamento Público 07/2017
Leia mais

16
Jan

PAB-PE emite Carteira do Artesão na RMR. Confira locais

O horário de atendimento será das 8h às 17h em todos os municípios contemplados
Leia mais

Editais de Chamamento Público


Centro de Artesanato abre inscrições para credenciamento dos guias de turismo
Confira o Edital completo abaixo
Baixar Edital
Página de inscrição


Base Conceitual do Artesanato Brasileiro
Confira o documento completo
Baixar Edital
Baixar arquivo extra 1


PAB divulga lista provisória dos selecionados para Expominas 2017
Artesãos selecionados dividirão um estande
Baixar Edital
Baixar Resultado


Edital de Chamamento Público da Unidade Móvel
Confira o documento completo
Baixar Edital

Tarja fixa topfooter