Nossos Mestres

LUIZ GALDINO

Img 8608.profile

Luiz Galdino

Barro
Caruaru


Nascido em 08 de abril de 1958 em Caruaru, Agreste de Pernambuco, Luiz Galdino de Freitas começou cedo no ofício, aos 08 anos, quando auxiliava a mãe na confecção de jarras, vasos e outros utensílios de barro. A convivência com o Mestre Vitalino e o incentivo da mãe abriram os olhos do Mestre Luiz Galdino para o mundo artesanal.  

“Com o tempo eu fui percebendo que tinha talento também. Até hoje, graças a Deus, eu sou muito satisfeito com a minha profissão. Eu sigo o Mestre Vitalino, porque eu acredito que ele trouxe certa tendência aqui pro Alto do Moura: conseguiu fazer com os artesãos sobrevivam da sua arte”.

Inovador, Luiz Galdino segue outro estilo em suas criações, se comparada ao de Vitalino. Suas principais obras destacam a beleza feminina e realçam a sensualidade da mulher. As vestes trazem um colorido diferente ao figurativo tradicional. Este segmento criado por Luiz contagiou a produção artesanal do Alto do Moura. O Mestre também gosta de ensinar suas técnicas aos jovens da comunidade. “Eu passo minha arte com muito gosto. Quem quiser aprender comigo poder vir, porque eu ensino com amor, não quero o dinheiro de ninguém”.

Integrante da Alameda dos Mestres da Fenearte no período de 2014 a 2016, Luiz Galdino já participou de feiras e exposições de artesanato em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele também é reconhecido internacionalmente. Suas peças já foram expostas na 25ª Muestra Internacional de Artesania Tradicional, em Santiago, no Chile.

CONTATO

Rua Mestre Vitalino, 422, Alto do Moura – Caruaru/PE

(81) 99870-5628

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida




MÍDIA



Veja também:

- Acesse ao site do governo www.pe.gov.br
- www.fenearte.pe.gov.br