Nossos Mestres

MARCOS SIQUEIRA

Img 2236.profile

Marcos Siqueira

Madeira
Garanhuns


Nascido em criado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Marcos Antônio Gomes de Siqueira, apelidado apenas de Marcos Siqueira, é conhecido no ramo artesanal por seus santos estilizados, estilo próprio que o artista adquiriu ao longo de sua carreira. Antes de ser artesão, Marcos trabalhou durantes 15 anos como pintor de letreiros publicitários.  

Suas primeiras criações foram feitas em cimento. Porém, depois que ele conheceu o trabalho do Mestre Ademar, de Jupí, ficou encantando nas peças feitas com a matéria-prima madeira. Não demorou muito para que ele adquirisse a tipologia em suas esculturas. “Me empenhei bastante e consegui ter minha própria identidade. Meu estilo é uma mistura de popular, barroco e até primitivo”. 

Feliz em desenvolver seu designer artístico, o mestre valoriza em suas peças os elementos da cultura popular. Marcos produz cangaceiros, pescadores, vaqueiros, agricultores, além dos anjos e santos estilizados, principalmente São Jorge e São Francisco. “Trago em meu trabalho o cômico, o desenho animado, mostro aquela coisa engraçada”.  

Para o artista, a arte vai muito além do hobby. “Foi o meu trabalho como artesão que me proporcionou a criação dos meus filhos. Hoje eu tenho uma vida regada com um certo conforto por causa da arte. Tudo que eu consegui foi a arte que proporcionou. Vivo através dela”.  

Integrante da Alameda dos Mestres da Fenearte desde 2010, Marcos ensina a outras pessoas suas técnicas artesanais, porém enfatiza que o estilo é algo único, e que cada artesão é capaz de desenvolver o seu.  

CONTATO 

Rua Padre Adriano Back, 239, Heliopolis – Garanhuns

(87) 99924.0943 l marcossiqueiraartes@ig.com.br

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida 




MÍDIA



Veja também:

- Acesse ao site do governo www.pe.gov.br
- www.fenearte.pe.gov.br