Nossos Mestres

MESTRE JOSA

Img 9374.profile

Mestre Josa

Madeira
Paulista


Nascido no município de Jaboatão dos Guararapes, mas criado em Olinda, Joseilson de Paulo Lira, o mestre Josa, cresceu em um ambiente no qual arte era gênero de primeira necessidade. Vindo de uma família de artistas, desde pequeno teve na mãe, Maria José, um canal emissor de conhecimento diferenciado, assimilando informação sobre os diversos movimentos estéticos.

Começou aos 17 anos de idade pela pintura, passou pelo desenho, experimentou diversas matérias-primas, até se encontrar na escultura, impactado pela obra do francês Auguste Rodin, pai da escultura moderna, que teve obras expostas no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), em novembro de 2000. “A partir dali tive a certeza do que queria para a minha vida e assim continua, depois de 23 anos de profissão”, afirma. 

Em suas buscas na escultura, Josa adotou o cimento, a argila, o plástico até encontrar o equilíbrio através da madeira. Só usa material reaproveitado, resultado de podas e quedas naturais de árvores, em respeito à natureza. “Muitas vezes é a própria madeira, em seus movimentos e expressão, que me dá sinais, indicando o que poderá ser a peça. Gosto sempre de respeitar a sua forma original”. 

Expressa sua arte através de troncos de jaqueira, jatobá, algaroba e cedro, sendo um artista de múltiplos estilos e tamanhos. Em seu trabalho, afloram grandes animais da fauna brasileira, índios, totens étnicos, embarcações e até ícones da cultura, como Chacrinha, Chico Science, Raul Seixas, Homem da Meia Noite, a Mulher do Dia, o Bacalhau do Batata, entre outros, em peças menores. “Eu me considero um artista do mundo, conectado a tudo. O bom de não se ter uma linha é que a necessidade (interna e externa) me impulsiona a aprender todos os dias. Eu me encontrei na madeira e até hoje tudo o que faço é consequência do prazer que tenho de viver da arte”. 

Josa foi um destaques de Pernambuco no 6º Salão Internacional do Artesanato, realizado em Brasília, em 2013. Suas esculturas encontram apreciadores no Brasil, Estados Unidos e Europa. Desde 2010 participa da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) na Alameda dos Mestres. 

Contatos:

Endereço: Oficina da Artes - Rodovia PE-15, nº151, Paulista. 

Telefone: 81. 9.9735-7658

Texto: Rozziane Fernandes

Fotos e vídeo: César de Almeida




MÍDIA



Veja também:

- Acesse ao site do governo www.pe.gov.br
- www.fenearte.pe.gov.br