09/01/2018

Em 2017, PAB-PE realizou quase nove mil atendimentos no Estado

Entre as ações realizadas pelo Programa estão a emissão e renovação da Carteira do Artesão e captação de novos artesãos para os dois Centros



O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB-PE), fechou 2017 com quase nove mil atendimentos realizados no Estado. Entre as ações realizadas pelo Programa estão a emissão e renovação da Carteira do Artesão e captação de novos artesãos para as duas lojas do Centro de Artesanato, em Recife e Bezerros.  

Ao longo do ano, o PAB-PE atendeu nove regiões de Pernambuco, como o Agreste Central, Meridional e Setentrional, Mata Norte e Sul, Sertão de Itaparica, São Francisco e Arararipe, além da Região Metropolitana. A previsão para este ano é contemplar o Sertão Central, como também o de Moxotó e do Pajeú, e também ampliar o atendimento nas regiões já atendidas.  

As viagens foram iniciadas em janeiro de 2017 em parceria com o SEBRAE. Enquanto uma equipe do PAB-PE emite ou renova o documento, outra equipe já faz a curadoria das peças levadas pelos artesãos. O resultado sai na hora. Caso os produtos sejam aprovados, eles passam a ser vendidos nas duas lojas do Centro de Artesanato.  

COMO ADQUIRIR A CARTEIRA DO ARTESÃO 

Os interessados devem estar com a cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 colorida. Além disso, também precisam apresentar um produto pronto e o material necessário para confecção de outro para realizarem uma prova ao vivo, a fim de mostrar que domina a técnica artesanal. A Carteira é emitida na hora, e tem validade de quatro anos. Atualmente, o documento é emitido no Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife, em frente à Praça do Marco Zero, mediante agendamento prévio por meio do telefone (81) 3181-3457. 

BENEFÍCIOS DA CARTEIRA DO ARTESÃO 

Com o documento, o artesão pode participar de feiras de artesanato locais e nacionais nos estandes do PAB-PE, obter 20% de desconto na comercialização de um espaço na Fenearte e ainda participar de oficinas artesanais. Além disso, o profissional também pode comercializar seus produtos nas duas lojas do Centro de Artesanato de Pernambuco, em Recife e Bezerros, conforme avaliação da curadoria.  

Por Yasmim Dicastro


Whatsapp image 2017 02 20 at 13.08.23 %281%29.original

Veja também:

- Acesse ao site do governo www.pe.gov.br
- www.fenearte.pe.gov.br

Notícias Relacionadas:

16
Out

Seguem abertas as inscrições para Fenearte 2019

Interessados têm até o fim do mês para realizar o cadastro no site do evento. Resultado dos selecionados será divulgado em novembro
Leia mais

27
Set

Inscrições para Fenearte 2019 começam no dia 1º de outubro

Cadastro pode ser feito no site do evento até o fim do mês. Resultado dos selecionados será divulgado em novembro
Leia mais

17
Jul

Grandes números fecham a Fenearte 2018

Maior feira de artesanato da América Latina dinamizou economia do Estado com a movimentação de mais de R$ 43 milhões e recebeu público de mais de 320 mil pessoas em doze dias
Leia mais