Luiz Benício
Madeira
Buíque
Conhecido por suas esculturas em madeira crua, sem pintura ou rebuscamentos, Luiz Carlos da Silva, mais conhecido como Mestre Luiz Benício, de 46 anos, é apaixonado por arte desde a infância. Consequentemente, com o passar dos anos, o artista passou a se interessar cada vez mais pelo assunto, porém não foi ele quem deu o pontapé inicial em sua carreira.
“Um certo dia, um vizinho meu que também é artesão, fez um tatu e veio me mostrar. Eu, com meu olho clínico, fiz uma crítica construtiva, dizendo a ele que o tatu parecia mais um jumento, e que nós precisávamos nos unirmos para melhorar a peça. Naquele mesmo dia eu fui pra casa dele para fazer um tatu e eu mesmo fiquei surpreso com a obra”.
Com a arte em mãos, ele - que já era fascinado por artesanato - ficou ainda mais encantado com o resultado da sua primeira criação artística. Na época, como era difícil conseguir matéria-prima, Luiz Benício passou a catar madeira de árvores consideradas mortas. Hoje, porém, ele ainda faz o mesmo processo e se diz muito feliz por usar o material de forma consciente e não ofensivo à natureza.
Casado e pai de quatro filhos, o mestre tem a arte como meio de sobrevivência. Em seu ateliê, no município de Buíque, no Agreste do Estado, Luiz Benício esculpe diariamente suas criações. O artista faz figuras do nordeste, como o cangaceiro, e também peças religiosas, além de tatus e outros animais, tudo em madeira. Ele, inclusive, tem peças de mais de quatro metros de altura.
Mestre Benício participa da Fenearte deste o ano de 2010. “Tenho minha própria identidade. Cada obra traz minha assinatura, mas também traz o meu traço, mantendo ele sempre rústico, pra que ele seja identificado em qualquer lugar do mundo”.
CONTATO
Sítio Igrejinhas, Vale do Catimbau – Buíque
(87) 99638.3929
Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida