Severino Vitalino
Barro
Caruaru
Severino Vitalino se dedica a dar continuidade à arte figurativa que projetou seu pai, o Mestre Vitalino, considerado um dos maiores artesãos do Brasil. Nascido em 1940, Severino Pereira dos Santos se mudou com sua família para o Alto do Moura, em Caruaru, ainda pequeno. Junto com os netos e bisnetos de Vitalino, Mestre Severino mantém o legado deixado pelo famoso artesão.
Ainda pequeno, Seu Severino aprendeu a modelar o barro. Seu pai morreu há 55 anos, mas ele se mantém firme no estilo criado pelo patriarca. Cuidadoso com os mínimos detalhes, o mestre molda obras criadas por Vitalino que se tornaram conhecidas em todo mundo, como “A Banda de Pífano”, “Lampião e Maria Bonita” e “Os Retirantes”, além de outras criações.
Hoje, além de confeccionar peças artesanais, Severino é responsável pela Casa Museu Mestre Vitalino, local que foi à casa do seu pai e se tornou ponto turístico no Alto do Moura, em Caruaru. Lá, ele tem prazer em receber turistas e visitantes diariamente para contar um pouco da trajetória de Vitalino. No local, ele também comercializa suas obras.
Seu Severino, juntamente com os demais membros da família, integra a Alameda dos Mestres da Fenearte desde a 1ª edição do evento, no ano de 2000. “Se depender de nós, a história dele nunca vai morrer. Vamos continuar o seu legado”, afirma o mestre.
CONTATO
Rua Mestre Vitalino, 648, Alto do Moura – Caruaru/PE
(81) 3725.0305 l vitalinopsneto_2011@hotmail.com
Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida