É o Artesanato de Pernambuco cruzando o atlântico e aportando no Velho Continente! No dia 28 de maio foi inaugurado o Instituto Pernambuco-Porto, em Portugal, com uma belíssima e inédita exposição com obras de mestras e mestres artesãos do nosso estado.
A exibição "Uma viagem pelo artesanato de Pernambuco - do litoral ao sertão" é uma parceria do instituto com o Governo de Pernambuco, que concedeu as peças do Centro de Artesanato de Pernambuco para a mostra. A exposição conta com a curadoria da arquiteta pernambucana Roberta Borsoi e traz fotografias de Fred Jordão e obras de mestres em atividade. Entre eles, J. Borges, Neguinha, Nicola, e Maria de Ana, filha de Ana das Carrancas, criando uma narrativa na qual o público poderá fazer uma viagem por Pernambuco através da sua arte.
O Instituto Pernambuco-Porto (IPPB) é uma associação sem fins lucrativos constituída pelas seguintes entidades: Universidade do Porto, Estado de Pernambuco, Câmara Municipal do Porto, Prefeitura do Recife, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e é um sonho idealizado e compartilhado por muito tempo pelos amigos Zeferino Ferreira da Costa e Artur Valente, que são portugueses e vivem no Brasil há muitos anos.