A programação conta com demonstração de artesãos trabalhando suas peças ao vivo, bate papo sobre os desafios da política de promoção do artesanato em Pernambuco e assinatura de convênio que beneficiará diretamente 36 famílias de mulheres artesãs
A Unidade Recife do Centro de Artesanato de Pernambuco preparou uma programação especial em comemoração ao Dia do Artesão, na próxima terça-feira (19), com atividades especiais das 10h às 19h.O Centro de Artesanato receberá os Mestres Lourenço, Saúba, Josa e os artesãos Manu de Baé, EdineleiaZeidler e Maria Cristina, que fazem parte Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e irão realizar a demonstração de algumas técnicas aplicadas na criação de suas peças durante todo o dia. Entre as tipografias, os visitantes poderão conhecer a produção de brinquedos populares, mamulengos, cerâmicas e esculturas de madeira.
Pela manhã, às 10h30, está marcada a assinatura do convênio entre o ProRural e Grupo de Associados de Produção Artesanal de Pernambuco (GRAPA), com a participação do Sebrae, e aporte de R$ 459.209,96 financiado pelo Banco Mundial para a América Latina (BIRD), que beneficiará diretamente 36 famílias para aquisição de maquinários e matérias primas para confecção de Artesanatos. Com a articulação do ex-deputado Aluísio Lessa, atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, a ação promoverá a sustentabilidade como cidadãs e empreendedoras, melhorando as condições de vida das comunidades localizadas em Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó, Serrambi, e Cabo de Santo Agostinho.
A assinatura contará com a presença da primeira-dama do Estado de Pernambuco, Ana Luiza Câmara; Vice-Governadora, Luciana Santos;do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach; do presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto e do Diretor Geral do ProRural, Fábio Fiorenzano.
Às 14h30 está marcado um bate- papo sobre os desafios da política de promoção do artesanato de Pernambuco com a participação da Vice-Governadora de Pernambuco, Luciana Santos;da primeira-dama Ana Luiza Câmara e Márcia Souto. A conversa é aberta ao público. E acontecerá no auditório do Centro.
Às 16h30 o Som na Rural, de Roger, estaciona pela primeira vez na Praça do Marco Zero (em frente ao Centro de Artesanato), dando início à programação cultural que se estenderá até às 19h, com apresentação de coco e ciranda. Na programação, a apresentação do artesão e também músico Mano de Baé e o grupo A Cocada.
SERVIÇO
Manhã (9h às 12h)
Visitação no Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife e demonstração dos artesãos: Maria Cristina – Cerâmicas do Cabo Mestre Lourenço – Cestaria Mestre Saúba - Brinquedos populares
Tarde (14h às 16h30)
Visitação no Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife e demonstração dos artesãos: EdineleaZeidler - Mamulengos Mano de Baé - Cerâmica Mestre Josa - Esculturas de Madeira
Bate-papo, às 14h30 Desafios da política de promoção do artesanato em Pernambuco, com a participação da primeira-dama, Ana Luiza Câmara; da Vice-governadora Luciana Santos; e da diretora de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa, Márcia Souto.
Programação Cultural (16h30 às 19h)
Som na Rural
Mano de Baé
Grupo A Cocada