Instituída pela Portaria nº 14, em 16 de abril de 2012, a Carteira Nacional do Artesão ou do Trabalhador Manual é um importante instrumento para os trabalhadores da área. Gratuito, o documento regulamenta a profissão do artesão, após a inserção de dados do mesmo no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
Quais os benefícios?
Com o documento, o artesão pode participar de feiras de artesanato locais e nacionais nos estandes do PAB-PE, obter 20% de desconto na comercialização de um espaço na Fenearte e ainda participar de oficinas artesanais. Além disso, o profissional também pode comercializar seus produtos nas duas lojas do Centro de Artesanato de Pernambuco, em Recife e Bezerros, conforme avaliação da curadoria.
Como adquirir a Carteira?
O primeiro passo é marcar um horário de atendimento no Centro de Artesanato do Recife, com o setor do Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB), por meio do telefone (81) 3181.3457. No dia e horário marcado, o profissional deve levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 colorida. Além disso, também precisa apresentar um produto pronto e o material necessário para confecção de outro para realizar uma prova ao vivo, a fim de mostrar que domina a técnica artesanal. A Carteira é emitida na hora e tem validade de quatro anos.
Texto: Yasmim Dicastro l Foto: Divulgação
Notícias Relacionadas:
Out
Artesanato de Pernambuco abre vagas para 32º Salão do Artesanato
Set
Está disponível a lista dos selecionados para a Unidade Móvel do Artesanato de Pernambuco
Ago