06/11/2017

Curadores da Fenearte conhecem Reserva Técnica do colecionador Carlos Augusto Lira

Atualmente, a coleção de Lira conta com quase sete mil peças artesanais



Um dos maiores colecionadores de arte popular do Brasil, Carlos Augusto Lira, abriu as portas de sua Reserva Técnica para os curadores da Fenearte, na última semana. Localizado no bairro do Cordeiro, no Recife, o galpão guarda parte de sua coleção, que atualmente é de quase sete mil peças. Outra parte do seu acervo fica em sua casa, em Apipucos.

Carlos Augusto, que também é arquiteto, deu início a sua coleção há quase 40 anos. Dentro de sua reserva, ele tentou dividir as peças por categoria. Os curadores percorreram os corredores do espaço com olhos bem atentos, fascinados na riqueza artesanal da coleção de Lira.

"Na visita a reserva técnica de Carlos Augusto foi lindo ver o amor e a admiração de um 'não-artesão' por artesanato. Essa admiração despertou em mim, também 'não-artesã', a vontade de buscar mais, estudar mais e me dedicar com mais afinco ao artesanato. Durante a visita, aumentamos nosso repertório e iremos sentir o reflexo disso na curadoria da próxima Fenearte”, destacou a curadora Janaína Branco, da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult PE).


Por Yasmim Dicastro 


Dsc02803.original

Veja também:

- Acesse ao site do governo www.pe.gov.br
- www.fenearte.pe.gov.br