A 19ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) encerrou-se neste domingo (15/07) no Centro de Convenções de Olinda. Ao todo, mais de 320 mil pessoas passaram pelo evento em seus doze dias de realização. Apenas neste domingo, 38 mil pessoas circularam pelos 21 corredores da maior feira de artesanato da América Latina. Mais um ano, a Fenearte foi palco para a demonstração mais genuína das nossas riquezas culturais. Arte, cultura, decoração, gastronomia, moda e música apresentaram a diversidade de estilos e tradições de todos os estados brasileiros e de 22 países.
Com 12 dias de evento, um a mais do que as edições anteriores, a Fenearte homenageou Mestre Salustiano, Patrimônio Vivo pelo Governo do Estado falecido em 2008, artista múltiplo, um dos precursores do Mangue-beat e referência das manifestações musicais e culturais de Pernambuco. E a 19ª edição da Feira veio para coroar todo o seu legado.
A maior feira de artesanato da América Latina recebeu mais de cinco mil expositores que ocuparam cerca de 800 espaços, numa área de 30 mil m². Com investimento de R$ 5 milhões e geração de cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários, o evento movimentou mais de R$ 43 milhões ao longo de doze dias.
RODADA DE NEGÓCIOS// A Rodada de Negócios realizada pelo SEBRAE em Pernambuco gerou um total de R$ 4,1 milhões, entre negócios diretos e previstos para os próximos 12 meses. Com a Rodada, ocorreram negociações entre 54 lojistas e 170 artesãos. Entre os produtos mais procurados estiveram artesanato em cerâmica, madeira e xilogravuras.
APOIO FINANCEIRO// Este ano, 220 artesãos que participaram da Fenearte contaram com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) que financiou, ao todo, R$ 700 mil reais. Os recursos foram utilizados para compra de matérias primas para a manufatura dos produtos vendidos na Feira.
DIVERSÃO// A maior feira de artesanato da América Latina contou com mais de 50 apresentações culturais em uma grade montada pela Fundarpe. Na Passarela Fenearte, foram 16 desfiles, 266 looks e 160 trocas de maquiagem. Tudo isso incluiu oito cursos de moda, seis projetos sociais, 22 pessoas na equipe e 16 trilhas sonoras. Durante toda a Fenearte foram oferecidas cinco oficinas que totalizaram 116 aulas e um total de 694 alunos.
BEBIDAS// Segundo a Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais (Apercerva), no Boteco instalado no mezanino da Fenearte, nos 12 dias de feira, foram vendidas aproximadamente 1,5 mil garrafas de cervejas, totalizando dois mil litros de chopes artesanais de 15 cervejarias locais.
PREMIO ACLAMAÇÃO – Três peças foram escolhidas pelo público através de voto eletrônico para o Prêmio Aclamação, e foram eles:
Salão de Arte Popular Ana Holanda: Forró das Marias (cerâmica) - Fernandes Rodrigues - Vitória de Santo Antão
Salão de Arte Popular Religiosa: Pietá Nordestina (cerâmica) - Nielson Ferreira Tavares - Tracunhaém
Galeria de Reciclados: Bóia Fria - Emerson Melo – Olinda
GRANDES NÚMEROS//
• 12 dias de Feira (um dia a mais que em 2017);
• 21 ruas;
• 800 estandes, sendo 640 ocupados por pernambucanos (80% da feira);
• R$ 43 milhões em negócios;
• R$ 5 milhões em investimentos;
• 2,5 mil empregos diretos e indiretos;
• 4,1 milhões na Rodada de Negócios do SEBRAE;
• 25 caminhões transportaram o material para montagem da Feira;
• 50 apresentações culturais;
• 16 desfiles, 266 looks;
• 5 oficinas, 116 aulas e um total de 694 alunos;
• 7 palestras;
• 2,4 mil fundos de garrafas PET para composição da cenografia;
• 10 mil metros de fios para a instalação elétrica;
• 2 mil litros de chopes artesanais e 1,5 mil garrafas de cervejas artesanais vendidas;
• Foram consumidas 12 mil latas de refrigerantes, 12 mil garrafas de água e 1,4 mil garrafas de suco.
Todas as fotos da Fenearte 2018 podem ser conferidas no www.flickr.com/fenearte2018.
Texto: Isadora Cabral, Simone Medeiros e Yasmim Dicastro l Foto: Arthur Mota